Arte Neolítica

Neolítico – 10.000 a.C. a 4.000 aC > objetos de pedra polida > grande alteração climática > dando início a primeira grande “revolução” na história da humanidade, denominada inicialmente pelo renomado paleontólogo Gordon Childe como revolução agrícola > o início da agricultura > possibilitando a fixação do homem > a domesticação e criação de animais > arquitetura > cestaria > tecelagem > a partir de 5.000 aC. começa a Idade dos metais, pela idade do bronze > dando inicio a metalurgia > roda > arado de bois

Pinturas no período neolítico

A arte no período neolítico sofre o que pode ser chamado como a transformação “estilística” da humanidade > com a domesticação dos animais já não precisava pintar realisticamente pois não dependia mais da magia propiciatória > assim o traço pode ficar mais sintetizado > passa também a pintar o que pode ser considerado como cenas do cotidiano e caças incluindo o homem que antes não era representado na pintura > surgem também elementos geométricos.


Imagens do neolítico encontradas nas grutas de Tassili na Argélia

Foto:brasilescola.uol.com.br


Grande Touro vermelho Rodeado de Caçadores, em Catal Huyuk, Anatólia, Turquia

Foto:brasilescola.uol.com.br

Esculturas neolíticas

Principalmente nas esculturas neolíticas começa a surgir o abstracionismo na representação das formas > dando inicio ao animismo, misto de formas humanas com animais > a magia propiciatória dá lugar a demônios e espíritos, principalmente ligados a fenômenos da natureza.

Arte neolítica Escultura Deusa da Fertilidade


A arte no período neolítico começa apresentar os primeiros sinais de raciocínio abstrato.
Podendo uma imagem ter corpo de homem e cabeça de animal, para reforçar seu significado.
Escultura neolítica – Acredita-se representação da Deusa Mãe da Fertilidade.

Foto: artehistoria.com

Arte e arquitetura neolíticas Stonehenge

Stonehenge – Estrutura formada por círculos concêntricos de pedras.
Cerca de 3.000 aC.

Foto: Wikipedia


Cromeleque dos Almendres – Círculos de pedra localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, Distrito de Évora, Portugal.

Foto: Wikipedia