Obras de Wassily Kandinsky

Nos primeiros anos as obras de Wassily Kandinsky ainda sofrem grande influência da cultura regional da Rússia que obteve através dos estudos etnográficos no interior do país, principalmente na cidade de Vologda, além da sua forte formação religiosa cristã ortodoxa.
Esteticamente, o pontilhismo e o fauvismo também influenciaram as obras de Wassily Kandinsky.

Sunday (Old Russian) – 1904

Sunday (Old Russian) - 1904

As raras as figuras humanas surgem nas primeiras obras de Wassily Kandinsky por influência do seu trabalho etnográfico no interior da Rússia.


Murnau am Staffelsee -1905

Murnau am Staffelsee -1905

Por outro lado, ainda sobre influência do fauvismo, onde blocos de cores distintas se destacam, a pintura objetiva começa a ceder a pintura subjetiva.


Equitação dos pares -1906

Equitação dos pares -1906

Acima de tudo, o pontilhismo e as cores nas suas obras são usados para causar uma vibração psíquica que se transforma em sentimento real .


Posteriormente, a partir de 1910 a obra de Kadinsky passa ter uma grande influência da música, arte que ele considerava a mais abstrata.
A partir de concertos musicais de Wagner e Arnold Shoenberg, Wassily Kandinsky desenvolve uma experiência sinestésica entre a música e a pintura. Observando que sinestesia é um processo natural. Não se aprende.


Improvisação 11 – 1910

Improvisação 11

A partir de 1910  a subjetividade domina sua pintura e as formas, quando existentes, deixam de ser facilmente reconhecidas. Pintou várias “improvisações” que considerava a “expressão da natureza interior“.


Impressão III (Conserto) – 1911

Impressão III (Conserto) - 1911

As “Impressões” são consideradas “observação do mundo“.
A obra Impressão III foi feita após o concerto de Arnold Shoenberg. Percebe-se o piano, uma forma em preto e a platéia colorida.


Composição VI – 1913

Composição VI - 1913

As “Composições” marcam toda a sua vida. Kandinsky Considerava “que ali encontrava a fusão do consciente e do inconsciente, interno e externo.” A primeira Composição foi em 1910 e a última em 1939.


Análise do quadro Composição VI – 1913 Wassily Kandinsky

No quadro Composição VI de 1913, Wassily Kandinsky propõe não um centro, mais três centros. Em sua ideia o centro principal está em algum lugar que precisasse ser buscado. Ele intencionalmente cria uma sensação de vapor através das cores esfumaçadas para remeter as incertezas das distâncias. Fazendo com que nossos olhos busquem o centro principal. Portanto para ele “A percepção interior de toda a pintura é definida pelo centro principal situado em algum lugar”. Enquanto que a dramaticidade da obra é dada pelas linhas e traços, as vezes duros e as vezes tênues em movimentos sinuosos. E para concluir, usa as cores para estimular vários estados de espírito, como paz, calma, desesperança e atividade.


Preto e Violeta – 1923 Wassily Kandinsky

Preto e violeta 1926 kandinsky

Abstração geométrica

Uma das mais importantes obras, feita Numa fase de grande inspiração.tinha como companheiros Albers, Bayer, Breyer, Gropius, Feininger, Itten, Klee, Muche, Moholy-Nagy, Schlemmer, Schreyer e outros.


Análise do quadro Preto e Violeta – 1923 Wassily Kandinsky

Como resultado de suas teorias sobre o abstracionismo, Kandinsky evitava nomear suas obras de forma que interferisse na abstração. Nomeava por cores ou formas que se destacasse. Acima de tudo entendia que o auge do abstrato se dá no encontro do inconsciente com o consciente.
Conforme estudiosos do pintor, neste quadro existe dois veleiros navegando em águas calmas, no retângulo violeta. No outro lado, um barco que exibe uma “bandeira da Rússia”, e parece tentar sair de uma figura oval negra. Seria uma previsão de retorno a Rússia?


Composição VIII – 1923 Wassily Kandinsky

Composição VIII - 1923 Wassily Kandinsky

Abstração geométrica

Com influencia do suprematismo, o forte ritmo desta obra é dado por pontos e linhas. Por outro lado, as cores e texturas dos elementos geométricos trazem o equilíbrio.


Análise do quadro Composição VIII – 1923 Wassily Kandinsky

Composição VIII 1923 kandinsky angela lemos atelie

Aparentemente caótica, por ser totalmente assimétrica, a obra Composição VIII está estruturada na teoria ponto, linha, plano. Ou seja, em sua teoria, o ponto é onde o objeto toca a tela, que são os círculos. Quando o ponto se desloca forma a linha e quando a linha se desloca forma o plano, que são as cores, que poder ser fluidas ou compactas como no caso das formas geométricas.

Portanto na obra Composição VIII de Wassily Kandinsky, o agrupamento de cores e as linhas “formam” três grande triângulos (que tracei em azul claro e preto), que se encontram em planos diferentes. Existe três planos que podem ser observados pelas sobreposições das cores, dos pontos e das linhas.
Concluindo nossa análise, demostramos o equilíbrio dado conscientemente por Kandinsky que tudo que está nos dois triângulos traçados em linhas azuis se contrapõem com o que é abrangido pelo triângulo em preto e o círculo transparente que envolve dois círculos .


Círculos em um círculo – 1923

Kandinsky 1923 Circulos dentro do Circulo

Abstração geométrica

Esta foi a primeira vez que o círculo entra no primeiro plano.
Enquanto as duas faixas diagonais acentuam essa perspectiva de planos, forçando a observação da interação entre os círculos, em contra partida, o círculo preto delimita um quadro dentro do quadro.


As duas últimas “Composições” de Wassily Kandinsky foram criadas na França, em 1936 e 1939, com diferença de 10 anos da anterior que foi pintada em 1926.


Composição IX – 1936

Composição IX 1936 kandinsky

Abstração biomórfica

Kandinsky introduziu formas parecidas com as do surrealismo. Além disso faixas coloridas de grandes contrastes, servem de base para os elementos geométricos e biomórficos que parecem flutuar. Enquanto isso, no centro acima, tudo se dá dentro e em torno de um contorno preto.


Composição X – 1939

 kandinsky Composicao VIII angela lemos atelie

Abstração biomórfica

Primeiro chama atenção o incomum uso da cor preta como predominante. Geralmente usada em detalhes. Simbolicamente por ter sido sua última Composição. Sobre esse fundo negro, em torno de um objeto central que parece um livro, todas as formas flutuam direcionadas para cima e para os lados, como no cosmo.


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