Arte Paleolítica

Paleolítico Superior – 40.000aC a 10.000aC > pinturas rupestres > esculturas > objetos de ossos, marfim, pedra e madeira.

Pinturas paleolíticas – Arte Rupestre

Uma das grandes teorias aceitas por arqueólogos e antropólogos sobre as pinturas nas cavernas conhecidas como arte rupestre chama-se Magia Propiciatória (cuidado com a palavra magia) > pintavam o que queriam ter, por isso geralmente as imagens representam o tamanho real do animal > como o homem ainda não subjugava o animal, ou seja não se destacava do animal, havia também “respeito” e “admiração”.

Esculturas paleolíticas

Teorias consideram que as vénus poderiam simbolizar a fertilidade e eventualmente até um certo poder, pois gordura, naquela época, não seria natural.

Vénus de Hohle Fels

Arte Paleolítica Escultura da Venus de Hohle Fels


Atualmente considerada a mais antiga.
Provavelmente 35.000 anos
Encontrada em 2008 no Sudoeste da Alemanha.
Feita em marfim tem seis centímetros e 33 gramas .

Vênus de Willendorf

Provavelmente 28.000 a 25.000 anos
Descoberta em 1908 perto de Willendorf , na Áustria.
Feita de um tipo de calcário que não existe na região. Tem cerca de 11 cm.

Vênus de Lespugue

Arte paleolítica Escultura Venus de Lespugue

Provavelmente 26.000 e 24.000 anos
Descoberta em 1922 na “Caverna das Cortinas”, em Lespugue, França.
Feita de marfim de mamute, com cerca de 14 cm.

Arte Rupestre no Brasil

O Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco, é o principal sítio e o maior acervo do continente americano.

O Museu do Homem Americano foi criado para preservar e divulgar os achados da região, fruto do trabalho de mais de quatro décadas de pesquisas.


Em todo o Brasil vestígios já foram encontrados em vários outros estados.
No estado de Pernambuco encontram-se pinturas no Parque Nacional do Catimbau, o segundo maior parque arqueológico do Brasil > Lajedos de Corumbá, no Mato Grosso do Sul > a Pedra do Ingá, na Paraíba > a Lapa do Boquete, a Lapa do Caboclo, e as regiões de Varzelândia e Lagoa Santa, em Minas Gerais > Em Santa Catarina em ilhas litorâneas, como Campeche e Corais > No Rio Grande do Norte nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, com destaque para o Lajedo de Soledade.

Documentário sobre a caverna de Lascaux na França

Um passeio guiado e muito bem explicado, desde o início da caverna, demostrando como, possivelmente as pinturas rupestres de Lascaux foram executadas em condições tão adversa.
Vídeo de cerca de uma hora, de boa qualidade de imagem e som.

Veja mais vídeos.