A Grande Odalisca foi pintada por Jean-Auguste Dominique Ingres na data de 1814 em estilo  Neoclássico, orientalismo, sobre o gênero de pinturas de nu, na técnica de óleo sobre canvas.
Encontra-se no Museu do Louvre, Paris.
Dimensões: 91 x 162 cm.

O Estilo Neoclássico

O Estilo Neoclássico se refere a arte produzida na Europa Ocidental no sec. XVIII, sob os princípios Iluministas e busca um retorno cultural e estético ao classicismo ou seja das civilizações da Antiguidade Clássica da Grécia e de Roma.
Surgiu como um contraponto ao Barroco e ao Rococó representando o pensamento de uma época em que a razão passava a ser mais importante como conceito que a emoção.
Com a retomada dos padrões estéticos ao classicismo, o equilíbrio e a objetividade passam a se opor ao exagero e ao detalhismo dos estilos anteriores Barroco e Rococó, em todas as formas de arte.
A temática volta a temas mitológicos e históricos e a apesar de esteticamente serem representados de forma mais realística existe sempre uma sublimação dessa realidade.
O Neoclassicismo adere ao conceito que o valor da arte se dá pela sua utilidade e transparência e não somente para representar uma beleza simbólica inexistente.
Foram de grande importância para o florescimento desse estilo os valores idealistas do iluminismo como a simplicidade, a modéstia e o racionalismo que combatiam os dogmas religiosos, lutando por um avanço social com base na ética e na estética.
A arqueologia também teve grande influência para o desenvolvimento do Neoclássico. Tanto com publicações de vários estudiosos importantes com base em textos antigos agora escrito em idiomas atuais além do latim, como na descoberta de Herculano e Pompeia, cidades romanas soterradas pela erupção do Vesúvio.
Essa descoberta trouxa a luz não só objetos que demostravam a forma de vida clássica como também pode se estabelecer um estudo cronológico para as diferentes fases tanto na cultura grega e como na romanas.
Estudar o funcionamento da democracia grega e da república romana, que primavam pela ética, pelo compromisso, pelo nacionalismo e patriotismo, fez com que o governo revolucionário francês adotasse esse estilo contra os valores do exagero e do luxo, que passavam a ser visto como imoral num país com tanta desigualdade.

A Morte de Marat

A Morte de Marat foi pintado por Jacques Louis David, na data de 1793 em estilo neoclássico, sobre o gênero de pintura histórica e encontra-se nos Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica.

A Banhista de Valpinçon

A Banhista de Valpinçon foi pintado por Jean-Auguste Dominique Ingres no ano de 1808 e encontra-se no Museu do Louvre.

Estilo Neoclássico na Arquitetura

Com o Neoclassicismo as características da Antiguidade Clássica voltam se adaptando ao momento e as técnicas mais desenvolvidas do sec. XVIII. A simetria, formas regulares maciças, definidas e simples, as entradas colunadas com frontões triangulares, o uso de abóbodas ou grandes cúpulas, além do uso de mármores, granito, pedras e madeiras são usados nas áreas externas. Enquanto no interior a decoração de espaços organizados de forma geométricas utilizam pintura de mural e relevos em estuques para dar intimidade e conforto aos ambientes.

Principais Arquitetos Neoclássicos

Os principais arquitetos do estilo neoclássico foram Jacques Soufflot (1713-1780) arquiteto francês com a obra Panteão de Paris de 1755 , William Chambers (1723-1796) arquiteto britânico autor do projeto de
A casa de Somerset (1776),

Robert Adam (1728-1792) arquiteto escocês com a obra Kedleston Hall de1759 e Auguste Henri Victor Grandj(n de Montigny (1776-1850) arquiteto francês com a obra Academia Imperial de Belas Artes de 1826.

Estilo Neoclássico na Pintura

A pintura neoclássica volta aos temas mitológicos mais ligados a erotização e a pureza da beleza. A pintura agora utiliza cores mais frias em contraponto as cores fortes do Barroco e buscam equilíbrio e simplicidade e objetividade. Temas históricos e retratos também são muito importantes e sempre tratados de forma a levar a uma reflexão sobre a ética.

Principais Pintores Neoclássicos

Um dos principais pintores neoclassicismo foi Jacques Louis David (1748-1825). Francês, refletiu em seu trabalho a harmonia das cores e o equilíbrio das cenas, fosse pintando momentos históricos ou retratos. Foi pintor da corte imperial francesa. Suas mais conhecidas obras são O Juramento dos Horácios, onde homens se sentem livres tomam o futuro da nação em suas mãos. Em A Morte de Marat (1793) ele pinta a morte do amigo Marat numa banheira e conforme estudiosos de arte, sua posição é inspirada na Pietá de Michelangelo.

Dominique Ingres (1780-1867) Foi um pintor francês que se dedicou a retratos e nus. Teve como principais obras de nus, A Banhista de Valpinçon, uma de suas obras mais conhecidas, junto com Apoteose de Homero, além de A Grande Odalisca e O Banho Turco. Pintor também de retratos como Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville.
Com desenho nítido e composição equilibrada, nunca abandonou o estilo neoclássico.

Outros pintores do neoclássico foram Angelica Kauffmann (1741-1807) pintora suíça autora da obra Ariadne abandonada por Teseu de 1774. Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) pintor francês autor da obra
Apolo visitando Admeto (século XIX).
Marie-Guillemine Benoist (1768-1826) pintora francesa da obra Inocência entre o vício e a virtude de 1790.
Jean-Baptiste Debret (1768-1848) pintor francês que entre outras obras publicou Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834) livro em três volumes com cenas do Brasil no início do século XIX registradas em gravuras.
Pedro Américo (1843-1905) pintor brasileiro autor entre outras obras de Sócrates afastando Alcebíades dos braços do vício de1861.

Estilo Neoclássico na Escultura

Sempre buscando os conceitos da arte na Antiguidade Clássica o neoclassicismo retoma a harmonia e a suavidade nas expressões da escultura grega.

Principais Escultores Neoclássicos

Tendo como um dos principais nomes o italiano Antonio Canova (1757-1822), que com estilo primoroso de suas estátuas de heróis e figuras mitológicas, como Perseu com a cabeça da Medusa e Eros e Psiquê (1793) na qual Eros revive Psique com um beijo, fez grande sucesso na Europa.

Outros escultores do neoclássico foram José Álvarez de Pereira y Cubero (1768-1827) escultor espanhol autor da obra Ganimedes de 1804. 
João José de Aguiar (1769-1841) escultor português autor da obra 
D. João VI (1823).
Mary Edmonia Lewis (1844-1907) escultora estado-unidense autora da obra Busto do Dr. Dio Lewis de 1868.

Perseu com a cabeça da Medusa

Perseu com a cabeça da Medusa é um dos maiores ícones da escultura neoclássica esculpida por Antonio Canova com data aproximada de 1800 e encontra-se nos Museus Vaticanos.

Panteão de Paris

Panteão de Paris, um exemplo do neoclássico com uma fachada inspirada no modelo do templo greco-romano.

Estilo Neoclássico na Literatura

Na litratura o neoclassicismo se manifesta através de um movimento denominado arcadismo, em que os escritores apresentavam um mundo mais equilibrado, simples e sem os exageros do Barroco, mas prezando por uma gramática correta e clara.

Principais Escritores Neoclássicos

Na França os principais autores são os iluministas Montesquieu (1689-1755) e Voltaire (1694-1778) que escrevem em gêneros como, poesia, tragédias e romances edificantes e contos.
Ao final do sec. surgem os romances eróticos, que criticavam a aristocracia com escritores como o Marquês de Sade (1740-1814) e de Restif de la Bretonne (1734-1806).
Obras conhecidas até hoje como Robinson Crusoe, de Daniel Defoe (1660-1731), e As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1667-1745), autores ingleses, também pertencem ao arcadismo da literatura neoclássica.
Outros escritores do neoclássico foram Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) poeta brasileiro que entre outras obras escreveu Obras poéticas de Glauceste Satúrnio (1768).
Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) poeta brasileiro autor da obra
Marília de Dirceu (1792).
Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805) poeta português autor da obra Queixumes do pastor Elmano contra a falsidade da pastora Urselina (1791).

Estilo Neoclássico na Música

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) compositor austríaco foi um dos principais nomes da música neoclássica autor entre outras da obra compôs A flauta mágica (1791).

Estilo Neoclássico no Brasil

O estilo neoclássico começa a surgir no Brasil com a vinda da Missão Artística Francesa, em 1816, contratada por D João VI, para fundar e dirigir no Rio de Janeiro uma Escola Real de Artes e Ofícios, trazendo entre outros artistas o pintor francês Jean-Baptiste Debret, que retratou como viviam as pessoas no pais em todas as classes e o arquiteto Grandjean de Montigny.
Quando a Missão Artística Francesa chegou ao Brasil, os princípios iluministas ainda estavam distantes pois nosso governo monárquico preservava um sistema agrário-escravocrata e um comércio ainda fraco comparado a padrões Europeus. D João VI não poupou esforços e implantou vários avanços em todos os setores, econômico, Naval, financeiro e cultural. 

A Academia Imperial de Belas Artes só foi fundada em 1826, trazendo pintores como Auguste Marie Taunay e Johann Moritz Rugendas e no Brasil já despontava pintores como Manuel de Araújo Porto-Alegre e Rafael Mendes de Carvalho.


A tendência do neoclassicismo na pintura se funde ao romantismo, trazendo o equilíbrio do neoclássico com a dramaticidade do romantismo.

Na arquitetura neoclássica no Brasil, além da própria AIBA, outro exemplo da  é a sede da reitoria da Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro.

Na literatura neoclássica no Brasil os principais escritores do arcadismo, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Silva Alvarenga abordam a temática da vida simples no campo dos vaqueiros brasileiros.