Falar da Arte Grega é falar de conceitos que nos guiam até hoje, seja para assimilar ou contestar, principalmente em termos de arte.
Além de realizadores e guerreiros, os gregos foram grandes pensadores. Eles começam a refletir sobre a arte, sobre a beleza e a estética.

Uma das característica que gerou tanto avanço foi o antropocentrismo. Ou seja, movimento filosófico em que o homem passa a se ver como o centro do universo e a criação mais importante dos Deuses. E pela primeira a vez passa a produzir arte sem tanta dominação política e religiosa.

Foi durante a Grécia Antiga que surgiu o começo do planejamento urbano, além de pavimentar os princípios da democracia.

A arte na Grécia Antiga passa a influenciar a arquitetura, o teatro, a pintura, a escultura e a poesia e apresenta grandes evoluções de acordo com cada período.
Aqui não estou abordando os períodos históricos da Grécia Antiga Pré-Homérico (séculos XX – XII a.C.) e Homérico (séculos XII – VIII a.C.). Estarei abordando o Período Arcaico, Período Clássico e Período Helenístico.

Período Arcaico Grego

Sec VII a.C. – V aC.

No Período Arcaico, (650 – 480 a.C.) surgiram as cidades-estados, como Esparta e Atenas, com estrutura aristocrática e social rigorosamente hierarquizada e militarizada. Houve também um grande desenvolvimento das polis gregas. As polis eram formadas por uma região urbana com praça, templo e mercado cercada por uma região rural.
Em Atenas surge o embrião da democracia, com um sistema que permitia que os homens maiores de 21 anos poderiam participar de decisões sobre as polis.

Mas, esses direitos não eram permitidos para mulheres, escravos e estrangeiros.
Quando analisamos a arte grega devemos sempre lembrar que pouca coisa original foi encontrada, principalmente na pintura e na escultura, então analisamos cópias Romanas. 

Escultura no Período Arcaico

As esculturas nesse período eram bastante estáticas, com pouco movimento, ainda sob a influencia da arte egípcia. Esculpiam grandes estátuas chamada kouros, o jovem nu em pé, que simbolizava a força atlética. E a kore, a jovem menina vestida para simbolizar a placidez, elegância e generosidade. Era representada com os traços do rosto levemente ascendentes, com uma das mãos segurando a roupa de tecido leve e drapeado e com a outra mão uma fruta ou flor sendo oferecida. As cores e formas das roupas também tinham simbologia.  As esculturas grandes eram produzidas em pedra, terracota e bronze.
A escultura na antiguidade tinha a importante função de comunicar. 
Existia toda uma simbologia que deveria ser seguida para que uma obra fosse bela e entendida ao ser apreciada ou adorada. A criatividade não era considerada uma qualidade artística e sim saber seguir a técnica, aprimorando e apresentando uma evolução técnica e artística dentro dos padrões e princípios que orientavam a busca da perfeição e harmonia.

Arquitetura no Período Arcaico

Na arquitetura do período Arcaico Grego a simetria passa a ter um papel fundamental criando um padrão de proporcionalidade, em vários aspectos, como por exemplo a proporção entre a largura e a altura de uma coluna. Os templos, grandes construções de pedra, eram construídos para visitação pública a apreciação dos vários Deuses. Mesmo que sempre dedicado a uma determinada divindade, os templos precisavam abrigar várias estatuas de outros deuses e isso fez desenvolver tanto a arquitetura, como a pintura e principalmente a escultura.
O Teatro Grego surge em 550 a.C. em um primeiro momento para celebrações míticas para o Deus Dionísio, mas evolui passa a ter um papel importante social, cultural e político na sociedade grega.

Cerâmica no Período Arcaico

No Período Arcaico Grego a cerâmica observa-se uma influência do Oriente Médio adicionando um repertório de estilo e assuntos. Na ânfora ática de figura negra (c. 540 – 530 a.C.), podemos observar que o desenho apresenta delicados padrões de enfeites que lembram os padrões matemáticos dos arabescos.
Hoje vemos como um estilo da época fazer as imagens em preto e o fundo em terra contrastando.  Também, a forma como a curvatura das costas se encaixa na curvatura do vaso pode ser outra observação interessante sobre como a noção de estética já estava sendo desenvolvida. Esta cerâmica, excepcionalmente é uma peça assinada, por Exekias.

Pintura no Período Arcaico

Muito pouco se conhece de original da pintura do Período da Grécia Arcaica. Alguns poucos nomes de artistas pintores são citados, como Cleantes, Ecfantos, Teléfanes, Eumaros e Cimon. Algumas obras conhecidas desse período são o afresco na Tumba do Mergulhador, em Pesto, com cena de simpósio, festa após um banquete, para beber e travar diálogos intelectuais, século V a.C.. Além da placa de madeira pintada, encontrada em Corinto, século VI a.C.

Período Clássico Grego

Período Clássico
Sec V a.C – IV aC.

O Período Clássico Grego foi marcado por grandes conflitos e pelo Século de Péricles, de grande atividade intelectual, artístico e política. O primeiro grande conflito foram as Guerras Médicas (490 e a segunda, em 470 a.C.) em que os gregos vencem os persas.
Apesar da cultura imperialista e escravagista imposta aos perdedores, as polis, cidades-estados grega que possuíam autonomia política para governar, se desenvolveram e evoluíram.  Nesse período também que deu-se grande importância ao espaço público onde se tratava de política, além de vários outros assuntos. 

Eram lugares para discutir, pensar e investigar fazendo com que o raciocínio mítico desse lugar  a um pensamento racional, surgindo assim a Filosofia, que reflete questões relacionadas à existência humana.  O segundo grande confronto foi a Guerra do Peloponeso. Foi um conflito interno entre Atenas e Esparta teve início em 431 a.C. e durou por 27 anos. Nesse momento o autoritarismo substitui a democracia que na época florescia e assim começará a queda do Império Grego, invadida pelos macedônios.

Arte no Período Clássico Grego

A arte durante o Período Clássico Grego, teve um grande avanço principalmente na arquitetura e na escultura. Os gregos buscavam a perfeição, a proporcionalidade e a beleza. Um exemplo, foi a construção do Partenon de Atenas que impulsionou um grande desenvolvimento na escultura.
Sempre lembrando que a arte no período antigo não prezava a criatividade e sim a técnica e a a finalidade de comunicar através da escultura, que era muito importante.

Escultura no Período Clássico Grego

Nas estátuas masculinas o Kouro dá lugar ao Efebo, jovem de perfil atlético que simboliza a juventude em todo seu esplendor de beleza e vitalidade. A escultura teve um grande avanço passando a mostrar o movimento em sua potência. Ou seja, o momento em que em que o atleta representado exercia maior força e concentração. Também buscavam o equilíbrio e o ritmo na obra e no que ela iria representar. 
Sabemos que a maioria das obras gregas são conhecidas através de cópias romanas. Poseidon atribuído ao escultor Cálamis 480 aC., o Discóbolo de Miron V aC., Policleto de Doríforo, Hermes carregando Dionísio IV aC.

Os gregos eram politeístas.

Cerâmica no Período Clássico Grego

Na cerâmica também vemos algumas mudanças de estilo grande como o aumento do realismo e a valorização de narrativas. Além da inversão das cores, as figuras passam a serem representadas em vermelho e o fundo preto, o que realçava muito mais as composições.

Filosofia no Período Clássico Grego

Com o desenvolvimento da filosofia e o surgimento de correntes de pensamentos a arte também passa a ter novas influências. Os grandes pensadores gregos estavam debatendo ideias e criando conceitos filosóficos como o Estoicismo (Busca a felicidade através do conhecimento e nega os sentimentos e prazeres externos, como a paixão e os desejos. Tem como virtudes estoicas a coragem, a justiça, o autocontrole e a sabedoria.), o Epicurismo (Busca a felicidade através do autoconhecimento e prazeres moderados, com prudência, dando grande importância a amizade. Dividem os prazeres em imediatos e duradouros.) e o Ceticismo (Buscam viver sem emitir juízos e sem admitir a existência de dogmas e manifestações religiosas ou metafísicas. Por observar a diferença entre culturas, passa a duvidar de conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidos.).

Período Helenístico Grego

Período Helenístico
Sec IV aC. – II aC.

Em 338 a.C. os gregos foram dominados pelos macedônios. A partir de 336 a.C., começa o império de Alexandre Magno ou Alexandre o Grande. Em cerca de dez anos de reinado (333-323 a.C.), conquistou as regiões do Egito, Mesopotâmia, Síria, Pérsia e Índia. 

Por ter tido um contato estreito com outras culturas, Alexandre ao invés de subjugar e eliminar a cultura dos derrotados, opta por respeitar esse conhecimento, aproveita-lo e/ou transformá-lo. 

Para aprimorar e divulgar a cultura helenística desenvolveu centros culturais em várias cidades-estados. Para abastecer os estudos eram trazidos de toda parte pergaminhos importantes para desenvolver valores e conceitos filosóficos, religiosos, políticos, literários e científicos. Alexandria foi o mais conhecido de todos.

Ou seja, a civilização helenística  resultou da  cultura grega assimilando partes das culturas persa e egípcia.

Mitologia Grega no Período Helenístico

A Mitologia Grega reúne um conjunto de histórias de deuses, de heróis lendários, mitos, ninfas, centauros, titãs, medusas, cujas narrativas serviam para explicar alguns fenômenos naturais e principalmente, gerar os princípios, crenças e conceitos que fundamentava a religião politeísta e a cultura grega.

Essas narrativas mitológicas eram contadas verbalmente através de gerações. Mas quando representadas, seja através de esculturas ou pinturas, cada divindade é reconhecida através de um conjunto de signos.
Os mais conhecidos deuses da mitologia grega são: Zeus, o mais poderoso dos Deuses foi concebido para se opor ao culto Egeu à Grande Mãe. Deus dos céus, do trovão, dos raios. Regia todas as divindades e os homens.
Poseidon, irmão de Zeus. Deus dos mares e das tempestades, deus da fertilidade. De temperamento explosivo e difícil, tem como signo mais conhecido o tridente.
Afrodite, deusa do amor e beleza, cujo símbolo mais conhecido é a concha.
Apolo, personificação do ideais helenísticos de equilíbrio de corpo e mente.
E Dionísio simbolizando a vida instintiva rem o copo de vinho como principal signo.

Arte no Período Helenístico Grego

Na arte do Período Helenístico podemos observar que os temas passam a ter grande dramaticidade e a força muscular dos corpos masculinos, fortemente exaltada. 

A escultura do Período Helenístico passa a ter mais movimento além de buscar a perfeição das formas humanas e da natureza, em seu momento de maior beleza. Não buscavam a verossimilhança e sim a perfeição através da simetria e de proporções. 

Porém o fato de cidades-estados serem substituídas por reinos significou o coletivo sendo substituído pelo individualismo e o que era público por privado.

No teatro, o espaço denominado Kouros, onde o povo interagia na apresentação é agora ocupado por artistas, que começam a ganhar importância e se distanciar do público.